“Ficou espetacular. Muito bom mesmo. Deu mais vida ao bairro”. Foi com essa afirmação que o morador Davi Fernandes comemorou a instalação de luminárias de LED no bairro Ana Moura, serviço encerrado nesta semana naquela comunidade. O programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado” vai substituir todas as luminárias de vapor de sódio, mercúrio e metálico em toda a área urbana do município por um sistema mais moderno e eficiente, gerando economia para os cofres públicos.
Quem também vibrou com a mudança no visual do bairro foi o senhor Geraldo Silva Mendes lembrando que a antiga iluminação era muito precária. “Agora ficou muito melhor. Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa da Prefeitura de Timóteo”, disse Geraldo.
O Município adquiriu 9.250 luminárias de LED por meio de licitação e os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública.
Com o programa de substituição das luminárias, a iluminação pública terá maior eficiência energética a um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos, segundo explica o prefeito Douglas Willkys. “Outra vantagem é o aumento da segurança uma vez que depois de instaladas as novas luminárias as ruas ficam mais claras, representando maior segurança para os moradores”, destacou o prefeito.
O Ana Moura juntamente com o bairro Nova Esperança foram os primeiros locais a receber o programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado”, cuja primeira era será concluída até dezembro desde ano e atenderá aproximadamente 20 bairros. O cronograma segue até os meses de junho e julho de 2020, quando está prevista a conclusão dos serviços de substituição das luminárias por LED em todo o município.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova esperança, Marcílio dos Santos, lembrou que há mais de 20 anos aquela comunidade aguardava por investimentos nessa área. “É o mesmo que a lua clara”, resumiu o líder comunitário para descrever a sua sensação após o término do serviço.
Os últimos investimentos em iluminação pública no município de Timóteo datam das décadas de 1980 e 1990, portanto há cerca de 30 anos a cidade não recebia recursos para investir nessa área.
Murilo Calixto também comemorou o início do programa pelo bairro. “Melhorou muito com certeza, o que aumenta a segurança também”, reforçou o comerciante que possui o seu estabelecimento na rua de acesso ao anel rodoviário do Vale do Aço.