Desenvolvimento econômico será discutido na 5ª Conferência Metropolitana da RMVA

Internet
Usiminas registra Ebitda de R$ 441 milhões no terceiro trimestre
25 de outubro de 2019
Usiminas leva arte e lazer para comemorar seus 57 anos no Parque Ipanema
25 de outubro de 2019

Desenvolvimento econômico será discutido na 5ª Conferência Metropolitana da RMVA

A programação da 5ª Conferência também está sendo divulgada nas Câmaras Municipais da RMVA, como foi em Santana do Paraíso nesta semana

Com programação divida em painéis e palestra, a Conferência Metropolitana da Região Metropolitana da Vale do Aço terá amplo espaço para discussão do desenvolvimento da região, em especial no aspecto de desenvolvimento econômico. O evento, realizado pela Agência de Desenvolvimento da RMVA, será nos dias 20, 21 e 22 de novembro e aberto ao público mediante inscrição gratuita prévia. 

Os painéis de discussão estarão concentrados nos dias 21 e 22 do próximo mês. Com o tema geral da Conferência “Ressignificando o Vale do Aço”, os objetivos dos espaços de debates são: refletir a partir da perspectiva das potencialidades regionais como alternativas para o desenvolvimento; elucidar pontos do progresso econômico pertinentes ao Poder Público, à sociedade civil e aos cidadãos metropolitanos, e inspirar novas ações na região.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento, João Luiz Teixeira Andrade, destaca que os debates serão de interesse geral. “Teremos discussões muito ricas com presença de autoridades do estado de Minas Gerais, federais e de diversos municípios. Os temas a serem abordados envolvem questões da Economia, Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, entre tantas outras áreas de conhecimento e segmentos da sociedade. Por isso, convidamos a população da RMVA para participar dos painéis, visto que são temas interessantes e relevantes”, pontua João. 

 

Temas de discussão

O Painel I, a ser realizado no dia 21 às 17h30, abordará “Políticas ativas de atração de investimentos”. O objetivo é debater de que modo o Governo de Minas Gerais tem promovido o estado como atrativo para a instalação de novos negócios e expansão dos empreendimentos já estabelecidos em território mineiro.  Além disso, serão apresentados dois casos de municípios mineiros que obtiveram êxito na atração de cadeias produtivas diversas.

O painel será composto por: diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Dante de Matos; diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais – INDI, Ronaldo Alexandre Barquette; secretário de Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente de Pouso Alegre, Rinaldo Lima Oliveira e secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Carlos Torquato.

Ainda no mesmo dia, o Painel II, às 20h, tratará a respeito do “Turismo como oportunidade de desenvolvimento”. O foco da discussão será o uso sustentável das unidades de conservação como atrativo turístico. O debate pontuará as concessões das unidades para serviços inseridos na cadeia produtiva do turismo, em especial o Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC), realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O painel terá como componentes: o assessor de programas e projetos especiais do IEF, Flávio Faria Antunes; o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski e o secretario Turismo, Indústria e Comércio de Bonito/MS, Augusto Barbosa Mariano.

Já no dia 22 de novembro, às 20h, o Painel III terá como tema “Empreendedorismo no Vale do Aço”. O intuito é apresentar casos de sucesso de empreendedorismo na região, discutir os desafios de empreender e inspirar novos empreendedores com as experiências bem sucedidas no campo da inovação tecnológica, indústria alimentícia e franquia como modelo de negócio. O painel será composto por: fundador da startup Influenzer, Aléssio Miranda; sócio fundador da Cervejaria Brüder, Rildo Wagner e fundador da Tribbu Fit Food, Aluyzio Vanbascer.

Confira a programação da 5ª Conferência Metropolitana da RMVA e se inscreva pelo site www.conferenciarmva.wordpress.com. O evento tem apoio de Patty Painéis, Unileste-MG, Sebrae Minas, Fundação Aperam, Vale e Bemisa. Promoção: Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Câmara Municipal de Ipatinga, Câmara Municipal de Santana do Paraíso, Câmara Municipal de Timóteo, Acicel-CDL Coronel Fabriciano, Aciapi-CDL Ipatinga, ACE-CDL Timóteo, FIEMG Regional Vale do Aço, Fadipa, Faculdade Única, Faculdade Pitágoras, Doctum, CAU-MG e CREA-MG.