Vacinação contra HPV tem início em Timóteo

cemitério ok
Recadastramento de jazigos dos cemitérios encerra na sexta
28 de agosto de 2019
eja ok
Timóteo sedia evento regional do EJA
28 de agosto de 2019

Vacinação contra HPV tem início em Timóteo

Vacinação contra HPV 2019

Vacinação contra HPV 2019

A Prefeitura de Timóteo iniciou nesta terça-feira (27) a vacinação contra HPV, Meningite e Triviral nas escolas municipais, estaduais e particulares do município. A campanha irá até o dia 27 de outubro com agendamento prévio nas próprias unidades escolares.

O público alvo são meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que deverão apresentar autorização prévia dos pais e o cartão de vacinação.

Segundo a enfermeira Janeiva Pires, do setor de Epidemiologia, são necessárias duas doses aplicadas com intervalo de seis meses. “Além do HPV, estamos atualizando a vacina contra a Meningite e a Triviral para aqueles adolescentes que não tomaram a segunda dose”, explica Janeiva. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes como sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola e HPV, dentro e fora do ambiente escolar.

Desde 2014, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de evitar a expansão do vírus no país.

De acordo com os dados do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, foram diagnosticados quase 570 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Foram 16,3 mil novos casos no ano passado e 5,7 mil mortes. No mundo, mais de 300 mil mulheres morrem a cada ano vítimas da doença.