Timóteo tem participação destacada na fase estadual do JEMG

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sarampo: ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar
7 de agosto de 2019
Semana da Educação Marli Andrade
Semana de Educação reforça compromisso da PMT com a capacitação permanente da comunidade escolar
7 de agosto de 2019

Timóteo tem participação destacada na fase estadual do JEMG

jogos ok

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)/2019 teve a sua terceira e derradeira etapa realizada no período de 29 de julho a 03 de agosto, tendo como sede a Cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Em sua fase estadual, o evento que teve a cerimônia de abertura no Estádio Parque do Sabiá reuniu cerca de aproximadamente 6.500 alunos, de 1.091 escolas públicas e particulares, na busca pela sonhada medalha de ouro em diversas modalidades.

Ao final, a delegação de Timóteo retornou para casa com 17 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, com especial destaque para a participação da equipe de paradesporto da APAE, que se sagrou vice-campeã estadual, superada apenas pela delegação de Belo Horizonte. Outra participação que merece destaque é do atleta Thiago Soares Maia da APAE, ganhador de 3 medalhas de ouro, a primeira na natação (100 metros livres) e outras duas, no atletismo (1.000 metros e salto em distância).

Os Jogos aconteceram no módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos. No geral, estima-se a mobilização em torno de 8 mil pessoas na competição entre estudantes-atletas, árbitros, professores, representantes municipais, coordenação técnica e logística. Depois das participações nas etapas preliminares classificatórias, microrregional (sediada em Ipatinga) e regional (Governador Valadares), a delegação de Timóteo participou desta fase final do JEMG-2019, com 59 alunos-atletas e 12 professores-técnicos, nas modalidades atletismo, judô, natação e tênis de mesa, além das modalidades paradesportivas, com os alunos da APAE.

Além dos alunos da APAE nas modalidades paradesportivas, o município ainda teve a participação de alunos da Escola Municipal do Limoeiro, Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, Escola Estadual Antônio, Centro Educacional Católica (CEC-MG) e Escola Batista Acesita (EBA). Terminada esta etapa, novo ciclo se inicia com a realização das Olimpíadas Escolares de Timóteo, a partir de 07 de setembro, para a definição dos representantes do Município para a próxima temporada, em 2020.

 

SOBRE OS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS

 

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) constituem uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação e configura como o maior e principal evento esportivo no âmbito estadual. Neste ano, se registra a participação de 839 dos 843 municípios mineiros.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática, na perspectiva de abordagem do esporte como instrumento da educação global dos alunos e visa aumentar o vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.