Depois de vários anos o Vale do Aço voltará a ter representatividade na Câmara dos Deputados. Nas eleições deste domingo, a advogada e perita contábil Alê Silva, teve uma votação expressiva e foi eleita Deputada Federal com 48043 votos.
Atuante nos movimentos ‘Vem Pra Rua Fabri’, ‘Direita Minas Ipatinga e Avança Minas’. Também ajudou efetivamente da criação do ‘Observatório Social Paff – Patriotas in Foco Fabriciano’, um órgão de Direito Público cujo objeto principal é a fiscalização de contas públicas dos Governos Municipais, Estaduais e Federal sob orientação do Contas Abertas Nacional. Ela ainda participou ativamente dos movimentos pró-impeachment em Brasília, da desocupação do colégio Estadual Giovanini em Coronel Fabriciano em 2016, contra os aumentos dos próprios salários pelos vereadores de Coronel Fabriciano em 2017, pela manutenção da prisão após a condenação em 2ª Instância e a favor da paralisação dos caminhoneiros deste ano. Também apoia as ações da Operação Lava Jato.
Advogada e perita contábil Alê Silva foi a primeira mulher eleita Deputada Federal do Vale do Aço. Residente em Cel. Fabriciano, com um escritório de advocacia na cidade e outro em Ipatinga, nunca antes havia se candidato a qualquer cargo público, assinou uma escritura pública de compromisso abrindo mão de todos os privilégios políticos, muito antes de saber que seria eleita. E não usou Fundo Partidário na sua campanha.
Há anos (desde 2010), o Vale do Aço não contava com uma representação genuinamente regional no Congresso Nacional. E desde a década de 80, não era eleito um Deputado Federal de partido de direita. O último foi Carlos Cotta em 1987. Agora após 32 anos, Cel. Fabriciano tem novamente uma cadeira em Brasília.
Assembléia Legislativa
Para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a região conseguiu a reeleição de duas vagas. Com 35.840 votos, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) foi reeleito pela terceira vez .
Outra candidata que conseguiu ser reeleita e com uma votação expressiva é a deputada estadual Rosângela Reis (PODEMOS-MG) que foi reeleita neste domingo (07), para mais um mandato. Rosângela Reis recebeu 70.040 votos, se tornando mais uma vez a deputada estadual majoritária do Leste de Minas Gerais. Rosângela Reis foi eleita para o quarto mandato na ALMG, sendo a sétima mais bem votada na Coligação Juntos Por Minas e a 27ª mais votada em Minas Gerais.