Mais um passo em relação à obra de modernização e duplicação da BR-381 está sendo dado. A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT convocou a segunda colocada da licitação referente às obras nos lotes 1 (entre Governador Valadares e Belo Oriente) e 2 (entre Belo Oriente e Jaguaraçu). Em 2013, os dois lotes foram licitados, mas a empresa Isolux, então vencedora no processo, não executou a obra. Na época, o DNIT entrou com um processo de rescisão que foi finalizado em julho deste ano. O contrato foi rescindido e a empresa será penalizada.
O processo de contratação da segunda colocada deve ser concluído em breve, após a apresentação dos documentos exigidos. Depois dessa etapa, a nova contratada poderá ser apresentada, assim como os projetos dos dois lotes, que deve conter a restauração e instalação de pavimento, adequação em alguns pontos, melhorias em intercessões com outras rodovias e inclusão de nova sinalização.
Enquanto isso, as obras nos lotes 3.1 (entre Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha) e 7 (entre Rio Una e Caeté) seguem sem interrupções. No último fim de semana, um viaduto de 600 metros que fica em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi concluído. Apesar disso, apenas uma das pistas foi liberada para o trânsito, que foi desviado da estrada atual. Este viaduto, que está no lote 7, acaba com uma das curvas existentes no trajeto entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região leste de Minas Gerais, trazendo mais segurança para os usuários da via.
No mesmo trecho também foram entregues, na última semana, 3 Km de pista duplicada em pavimento de concreto. Esse tipo de material garante uma vida útil maior e possui manutenção mais barata. Além disso, há previsão de entrega ainda em 2018 da pista duplicada no trecho entre os municípios de Barão de Cocais e Itabira. Em 2019, serão entregues as intercessões das cidades de Bom Jesus do Amparo e Nova União.
Em relação ao lote 3, que também está em obras, houve uma divisão. Os lotes 3.2 e 3.3 já estão prontos. Já o lote 3.1 que, ao todo possui 28 km de extensão, apresenta 38% de trabalhos concluídos. Além disso, estão em execução as pontes do Oncinha, que foi totalmente reconstruída, Severo 2 (na segunda fase de construção da estrutura) e do Prainha (já na última fase de construção da estrutura). A conclusão dos lotes 3.1 e 7 está prevista para dezembro de 2019. O lote 4 está em fase de conclusão do edital de licitação. Os demais lotes (5, 6 e 8) estão em processo de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
ASCOM/DNIT