Foi trabalhando sério, mas com um clima descontraído, que o Cruzeiro fechou sua preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro. A primeira de 38 decisões será contra um adversário tradicional, o Grêmio, e a partida será realizada às 16h deste sábado no estádio Mineirão.
O último treino foi realizado na manhã desta sexta-feira justamente no palco do jogo. Além de uma primeira parte com atividades físicas, foi realizado um rachão. O treinamento foi acompanhado por 200 Sócios do Futebol, que ainda ganharam um café da manhã caprichado em um dos camarotes do Mineirão.
Para a partida, a Raposa não poderá contar com Rafinha, expulso na última rodada do Brasileirão do ano passado, contra o Botafogo. A equipe que deve entrar em campo neste sábado provavelmente será a mesma que iniciou o clássico do domingo passado, quando o Cruzeiro se sagrou mais uma vez campeão mineiro em cima do Atlético-MG.
A formação deve contar com: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; De Arrascaeta, Thiago Neves e Rafael Sóbis.
O técnico Mano Menezes destacou a semana tranquila que o Cruzeiro vive após a conquista do estadual em cima do seu rival. No entanto, o comandante celeste já virou a chave e garante que sua equipe está focada para arrancar bem no campeonato nacional.
“É bom ser campeão. Os efeitos da conquista certamente vão estar presentes na próxima semana. Mas no futebol existe o ‘recomeçar’ toda semana, em cima de resultados bons e ruins. Já vamos ter uma estreia difícil, mas dentro da nossa casa e tentando manter a postura que mostramos até agora. Queremos estar desde o começo na turma da frente. Mas todos têm o mesmo objetivo, não adianta ficar na teoria. O campeonato exige muito, só tem pedreira, não dá para deixar para depois, não tem mata-mata”, analisou.
Mano Menezes, que já ganhou a Copa do Brasil duas vezes, uma delas ano passado pelo maior time de Minas Gerais, destacou com bom humor que está na hora de colocar um Campeonato Brasileiro em seu currículo.
“Está na hora de ganhar o Brasileiro. Estive perto com o Grêmio, fomos terceiro. Acredito muito em equilíbrio. O Brasileiro tem muitas surpresas. Você tem de ir fazendo sua parte para, depois, ver o que dá para fazer. O desafio é ganhar o campeonato. Ano passado o campeão não foi regular, mas foi campeão. Mas a vantagem construída no primeiro turno foi suficiente. Sabemos o percentual de pontos que temos de alcançar. Se vai ser no começo, no meio ou no fim, não faz diferença”.
Um dos principais atletas estrangeiros que já vestiram a camisa celeste, o uruguaio De Arrascaeta endossou o discurso de Mano e acredita que, para que se alcance o objetivo dentro da competição, é preciso que se arranque bem diante de um adversário forte.
“No Brasileiro, cada jogo é uma final. Sabemos que o Grêmio tem grupo qualificado e temos de entrar muito ligados. Eles têm um time muito forte e mantiveram a base do ano passado, assim, como a gente. Há uma rivalidade. Eles, quando vêm jogar aqui, se fazem fortes. Mas nós também criamos algumas situações. Então vai ser um grande jogo”, opinou o camisa 10, que vê como trunfo a força do grupo como um todo.
“Vamos precisar de todo o elenco. E quem for acionado para o jogo tem de estar preparado. Temos de ser regulares durante todo o ano, vamos disputar campeonatos distintos. Se queremos levantar mais uma taça, já temos que começar ganhando”.
Ações para a Nação Azul
Antes mesmo da bola rolar, às 16h, acontecerão diversas atrações no Mineirão. Às 13h tem o início do Aquece, que contará com show do grupo Tradição. Na Esplanada do estádio haverá a exposição do recém-conquistado troféu do Campeonato Mineiro, além do famoso troféu de Roland-Garros, conquistado no ano de 2015 pelo tenista cruzeirense Marcelo Melo.
Haverá também apresentações circenses com a Trupe Gaia, pintura facial e descontos em cerveja para Sócios do Futebol. A ação contará ainda com presença de food trucks, dos mascotes Raposão e Raposinho e das Cheerleaders.
A Nação Azul que for ao Mineirão apoiar a Raposa na partida contra o Grêmio vai poder também prestigiar os garotos da Escola de Esportes estrelada. Em uma preliminar, os jovens do sub-11 e sub-12 serão distribuídos em dois times, que se enfrentarão no gramado do Gigante da Pampulha a partir das 14h. A partida contará com dois tempos de 20 minutos cada.
Assessoria Cruzeiro