Resultado do esforço coletivo entre Fundação Aperam Acesita, Conselho da Criança de Timóteo, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Assistência Social, o Projeto “Educando para a cidadania” mudará a rotina de crianças e adolescentes de Timóteo. Com recurso captado pelo Conselho da Criança junto à Fundação Itaú Social e tendo a Fundação Aperam Acesita como executora da proposta, o projeto tem como foco principal ações que contribuam para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.
O lançamento oficial da iniciativa, que beneficiará especialmente a regional sudoeste de Timóteo, foi realizado na Praça CEU e contou com a presença do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o vice-prefeito de Timóteo, Carlos Vasconcelos, a presidente do Conselho da Criança, Neide Morais, a Secretária de Educação de Timóteo, Guaraciaba Gomes, a Secretária de Assistência Social Carmem Miranda e representantes do Grupo Gestor do projeto.
O objetivo é oferecer práticas sócio-educacionais sistematizadas nas áreas cultural, artística, esportiva, de lazer e sócio-assistencial que possam contribuir para a formação da cidadania, a promoção da inclusão social e a redução dos índices de vulnerabilidade social, favorecendo o desenvolvimento integral de 350 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Para coordenar todo esse trabalho, uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, atuará diariamente no ambiente escolar.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o grande objetivo do projeto é integralizar e socializar as crianças e adolescentes da regional, contribuindo para o fortalecimento de suas estruturas familiares. “É nosso papel ser exemplo para essa geração em formação, eles são nossos aprendizes. Queremos nos reunir novamente em alguns meses e comemorar os frutos desse trabalho”, disse.
O Projeto oferecerá acompanhamento pedagógico, aulas de futsal, música, judô, inglês, capoeira, grafite, jardinagem, xadrez e empreendedorismo. A diretora da Escola Municipal de Timóteo no bairro Alvorada, Márcia Lessa Nunes, conta que “o projeto fará com que as crianças trabalhem e aprimorem suas inteligências múltiplas, despertando talentos diversificados com um currículo mais rico”.
Parceria fundamental
O projeto tem a Fundação Aperam Acesita como executora, entidade participante do Conselho da Criança que apresenta as condições técnicas necessárias para a execução da proposta. “Quero parabenizar, mais uma vez, a Fundação Aperam Acesita pela contribuição na educação do município, atuando como um divisor de águas. Essa parceria é fundamental para que o poder público possa desenvolver o trabalho e cumprir o que as crianças esperam de nós”, destaca a secretária de Educação de Timóteo, Guaraciaba Gomes.