Em meio à crise é preciso fazer diferente para alcançar novos resultados

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13 de julho de 2016
Foto ilustrativa mat 2
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Em meio à crise é preciso fazer diferente para alcançar novos resultados

Yaramo - Consultor mat 1
O ano de 2015 ficará marcado por um período de dificuldades e desafios com crise política e econômica. O Vale do Aço também foi afetado, mas não houve somente más notícias. Em relação às grandes empresas, a Aperam South America aumentou sua produtividade e rentabilidade e a Cenibra melhorou, ainda mais, sua rentabilidade. Já a Usiminas teve um ano dos mais difíceis de sua história, mas apresentou pequena melhora no último quadrimestre.
Na indústria e comércio houve quem evoluiu, estagnou e encerrou as atividades. Não é difícil ver pontos comerciais disponíveis para alugar no centro de Timóteo, Cel Fabriciano e Ipatinga, algo incomum em outros tempos.
Para Renato Yaramo -Diretor da Escola de Liderança pela Organização Internacional Condor, Coach, Consultor Empresarial, Conferencista, e Instrutor e Treinador de Lideres – esse é o momento de uma profunda reflexão sobre o ano que terminou, e planejamento para o ano que começa com foco na solução e inovação.“Fazer uma análise SWOT é uma excelente opção. Ter claro o que deu certo e o que pode melhorar em 2016. Quais são as suas fortaleza e debilidades (pessoal e da empresa) e as oportunidades e ameaças do mercado nacional e internacional. Essa análise vai gerar um grande leque de opções para planejar de forma estratégica o ano de 2016”, orientou Yaramo.
Muitos empresários ao se depararem com a crise se omitem, escondem e cortam investimentos o jogando na mesma seara dos custos, acreditando erradamente ser esse o melhor caminho. De acordo com o consultor empresarial a pior escolha é a omissão. “Esperar a crise passar pode significar esperar as oportunidade passarem. Momentos de crise são também  de oportunidades, parece clichê, mas é a realidade. ‘Enquanto alguns choram outros vendem lenços’. Ficar parado nesse momento é a pior opção. Planejar! Inovar! Motivar! Treinar e capacitar sua equipe! Esta é a sacada do momento. Equipes motivadas com objetivos claros vão largar na frente em 2016,” destaca o diretor da Escola de Liderança do Condor Blanco.
A empresária Flávia Costa, proprietária das Lojas Express no Vale do Aço, é um bom exemplo de quem está em movimento. Ela promoveu recentemente uma grande reforma na sua loja em Timóteo, por entender ser necessário estar em constante evolução. “É na crise que a gente cresce, e após a reforma sempre há aumento nas vendas. É preciso inovar, trabalhar e fazer um diferencial, não podemos parar no tempo”, alertou a empresaria que colheu bons frutos da sua escolha nas vendas de fim de ano.
Diferencial
De acordo com Renato Yaramo o momento é propício para superação de obstáculos. “É o diferencial dos grandes: no meio da crise inovam e lançam novos produtos e condições diferenciadas. É hora de criar condições que te lance na frente dos concorrentes”. Seguindo essa dinâmica outro bom exemplo vem da indústria. A Aperam South América, em meio a uma das maiores crises da indústria, se movimentou, investiu em tecnologia, criou novos produtos, abriu novos mercados e aproveitou as oportunidades. Um dos diferenciais da empresa foi o programa Aperam + que tem basicamente quatro eixos; custo; o mix – ou seja, trabalhar inovação e produtos agregados; o volume – garantir que a empresa consiga produzir usando sua capacidade; e a comunicação. “Estávamos mais fortalecidos para enfrentar a turbulência deste ano, que nos impactou, mas havíamos nos preparado,” afirmou o presidente Frederico Lima.
Extração de petróleo, transformadores de energia, construção civil, tubos,silagem, componentes para peças de carros, são apenas alguns dos cerca de 25 mercados diferentes onde está a empresa que diversificou sua área de atuação. Já para 2016 ela começará a produzir o High Permeability Grain Oriented (HGO) um aço nobre, de alta permeabilidade e ainda maior eficiência energética.
Reinvenção
São justamente os momentos de diversidades como o atual que fazem sair da zona de conforto. De acordo com o consultor é preciso reinventar sua história, a marca, produtos e os serviços que oferece. Nesse sentido, o empresário Henrique Americano do ramo de entretenimento resolveu promover uma profunda transformação no Cultura e Cana ( Timóteo). Com a queda nas vendas em função de vários fatores ele promove uma grande reforma, onde haverá também mudança conceitual. “Estávamos todos disputando o mesmo público no mesmo horário. Agora além de manter o público que já frequentava aqui, pretendemos atrair novos clientes já que o Cultura Pub vai funcionar em horário diferenciado. A noite pode começar aqui ou em outro lugar, mas esperamos que termine aqui porque vamos oferecer uma programação e um ambiente diferenciado”, destacou Henrique adiantando que a casa tem previsão de reinauguração em janeiro e funcionará de 22h às 05 hs da manhã, com ambiente climatizado, bandas e Dj.
Aprendizado
Há uma nova dinâmica no mercado e quem não perceber isso, pode ficar à margem. A grande dica para 2016 é estar atento aos mercados e consumidores emergentes: jovens da geração Z e mulheres, são os grupos que estão revolucionando o modelo de compra e venda no mundo. “E se você e seu negócio não estão “on line” estão fora do mercado. É hora de aprender sair do quadrado e crescer”, alertou o Coach  que ainda acrescentou:  “Enquanto estamos vivos temos duas opções: 1. Estamos aprendendo e crescendo ou; 2. Estamos morrendo. Os empreendedores antenados buscam aprender sempre. Se desenvolver, se capacitar e capacitar sua equipe. Buscar fora informações que possam complementar e apoiar o desenvolvimento dos seus servidos e produtos”, finalizou Renato Yaramo.

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