Timóteo intensifica vacinação contra a febre amarela

ACE e CDL de Timóteo e BDMG promovem Café de Negócios com foco em crédito para empresas impactadas pelas chuvas
11 de fevereiro de 2025
AAPI alerta que credencial de estacionamento para idosos pode ser emitida pelo celular
11 de fevereiro de 2025

Timóteo intensifica vacinação contra a febre amarela

O estado de Minas Gerais e o Brasil se encontram em alerta para a doença

Iniciou na segunda-feira (10), em Timóteo, uma ação para intensificar a vacinação contra a febre amarela. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem salas de vacina e estarão com as ações focadas na imunização contra a arbovirose até a sexta-feira (14)  são:

Alegre: 7h às 13h

Macuco: 7h às 13h

Ana Moura: 7h às 13h

Ana Rita: 7h às 16h

Primavera: 7h às 16h

João XXIII: 7h às 16h

Limoeiro: 7h às 16h

Timotinho: 7h às 16h

Novo tempo: 7h às 16h

Cachoeira do vale: 7h às 17h

A necessidade da campanha, que tem como objetivo fazer com que a população verifique o cartão de vacina e, caso constate a ausência do registro, vacine-se contra a febre amarela, faz parte do protocolo adotado pelo Governo Federal, quando existe uma suspeita de febre amarela.

Vale ressaltar que o estado de Minas Gerais e o Brasil se encontram em alerta para a doença. No início deste mês, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão da febre amarela durante o período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio, especialmente em São Paulo, além de Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica, encaminhada às Secretarias de Saúde, recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.

O município de Timóteo, na semana passada, passou a seguir as orientações do Ministério da Saúde, uma vez que um macaco foi encontrado morto em uma propriedade urbana. O dono da residência, mesmo imunizado, desde 2020, apresentou sintomas da doença e foi internado.

De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Eunice Silva, é fundamental que os cidadãos procurem uma unidade básica, caso tenham dúvida se o cartão de vacina está atualizado. Além disso, a gerente destaca que a febre amarela é uma arbovirose e que o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Timóteo, apontou um índice de 4,7%. “Os cuidados com os quintais e com os objetos que podem acumular água devem ser tomados e reforçados diariamente pela população. Temos o alerta da febre amarela, mas não podemos nos esquecer das outras doenças, como Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mesmo mosquito”, atenta a gerente.

Os comentários estão encerrados.