A Fundação Aperam Acesita e Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do Prêmio Funarte Descentrarte, realizaram a abertura da exposição Essas Mulheres. A mostra coletiva aberta na última sexta-feira(13), traz tema livre, onde cada artista pôde expressar de maneira espontânea e dinâmica seu olhar sobre a representatividade feminina no mundo. A exposição apresenta cinquenta trabalhos, entre eles pintura, escultura, origami e colagem, reunindo 26 artistas do Vale do Aço.
“É com grande satisfação que abrimos a 24ª edição da exposição Essas Mulheres neste mês que celebramos a luta diária feminina em ocupar espaços, assim como centros culturais. Há anos que reservamos esse mês na nossa galeria para apresentar ao público nossas artistas e o trabalho desenvolvido por elas”, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
Ainda de acordo com o presidente, “a Fundação tem atuado continuamente no fomento aos artistas da região do Vale do Aço, estimulando a produção de difusão das artes nos municípios de atuação da Aperam South America”, conclui.
A artista Carmem Lúcia é uma das expositoras e participante da exposição há quatro edições. Há quase 10 anos praticando a pintura em tecidos e telas, Carmem conta seu amor pela arte. “Eu vejo a arte em tudo. Tudo que eu vejo torna uma arte e uma possibilidade de ser retratado de alguma forma. Além disso, é uma forma de distrair a mente”, diz a artista que expõe sua tela “O Pescador”. Segundo Carmem a inspiração para o quadro surgiu a partir de uma gravura que ela viu na casa de uma amiga. “Foi amor à primeira vista, as cores vibrantes me chamaram muito a atenção, além da pintura abstrata que eu tenho muito apreço”, pontua.