O ânimo da indústria e a necessidade de ações do futuro governo

FOTO: Lucas Castor/Agência CNJ
CNJ aprova novo auxílio-moradia de até R$ 4.377,73 para magistrados
19 de dezembro de 2018
Crescimento do comércio contribuiu para a expansão do Produto Interno Bruto  Foto - (Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC)
PIB cresce 1,2% no trimestre encerrado em outubro, diz FGV
19 de dezembro de 2018

O ânimo da indústria e a necessidade de ações do futuro governo

Editorial –

O Brasil precisa rever seus conceitos em relação à indústria, e é justamente essa sinalização que está sendo responsável pelo aumento de confiança no setor, que vinha num processo de atrofiamento ao logo dos últimos anos. A carga tributária imoral, excesso de burocracia e péssimas condições logísticas colocam o Brasil em condições desfavoráveis para competir com outros mercados.

Um desses gargalos é a falta de infraestrutura. Investimentos nesse setor aconteceram basicamente em duas épocas, na década de 50 com Juscelino Kubitschek (JK) que prometeu crescer 50 anos em 5, e o fez, e depois, em menor proporção na década de 70.

Mesmo sem garantias dos futuros governos federal e estadual, apenas a interrupção de ciclos danosos a indústria em função de políticas equivocadas, somadas as boas expectativas na condução da política econômica federal e estadual foram suficientes para mudar o humor no setor.

De acordo com a FIEMG a confiança do empresariado mineiro aumentou significativos 12,4 pontos em relação a outubro, chegando a 63,3 pontos em novembro, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O índice representa o maior nível desde setembro de 2010 que foi de 63,7 pontos e acima da média histórica (51,7).

Já o ICEI nacional cresceu 9,5 pontos entre outubro (53,7 pontos) e novembro (63,2 pontos), também o mais elevado desde setembro de 2010 (63,3 pontos).

O Brasil precisa deixar de ser um país voltado para o assistencialismo e focar em ser uma nação produtiva, com um olhar cuidadoso sobre os mais necessitados. O melhor projeto social é emprego, e o país precisa voltar a crescer e gerar emprego. Atualmente segundo o IBGE, a taxa de desemprego é de 11,7% no encerramento do trimestre em outubro, melhorou frente aos 12,3 de julho, mas ainda continua alto.  A população desocupada (12,4 milhões) caiu -4,0% (menos 517 mil pessoas) frente ao trimestre de maio a julho de 2018. O fortalecimento da indústria nacional é fundamental para geração de emprego. O setor de prestação de serviços e o comercio se beneficiam, e os aumentos nas vendas geram contratações, trata-se de um ciclo virtuoso que se retroalimenta, gerando mais impostos para os entes federativos, o que teoricamente deveria significar melhora nos serviços públicos prestados.

Mas para isso acontecer é preciso algumas ações do governo federal em pelo menos quatro frentes: a primeira é fechar a sangria da corrupção; a segunda promover a reforma tributária e previdenciária; a terceira é investimento em infraestrutura, algumas dessas ações terão efeito imediato assim que implementadas; já a quarta ação é inserir na grade curricular do ensino fundamental Educação Financeira, Ética e Cidadania, e Meio Ambiente visando formar cidadãos mais críticos, reflexivos, sustentáveis e com melhor visão de futuro, promovendo de forma gradativa a mudança de mentalidade na população, fundamental para construir de forma individual e coletiva um futuro melhor.

 

Márcio de Paula – Editor