

O prefeito Dr. Marcos Vinicius cumprindo a última agenda oficial na França, promovida pelo ICLEI.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais(TJMG), cassou nessa segunda-feira, 23, liminar concedida pela juíza (em substituição) da Vara da Fazenda Pública e de Precatórias Cíveis e Criminais em Coronel Fabriciano que determinou a substituição do Chefe do Poder Executivo Municipal após viagem do prefeito, Dr. Marcos Vinicius, à França para participar de um congresso sobre educação. O desembargador Moacyr Lobato notificou a juíza como coatora para que apresente no prazo de 10 dias informações sobre sua decisão.
Antes de viajar para a França, o prefeito Dr. Marcos Vinicius comunicou à Câmara de Vereadores seu afastamento, como determina a Lei Orgânica do Município, e publicou um decreto delegando poderes ao Secretário de Governança Política, Everton Campos, para ordenar despesas do gabinete.
O escritório local do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, comandado atualmente pelo presidente Carlos Antonio Campos, ajuizou ação popular em parceria com os advogados Luiz Henrique Ribeiro e Rogério Pires Thomaz, requerendo a posse do vice-prefeito Gregório da Retífica na vaga de prefeito. Sem analisar os embargos declaratórios que reafirmavam a legalidade dos atos do executivo, a MMa. Juiza determinou a posse de Gregório, que alegou problemas de saúde para não assumir, ficando assim o presidente da Câmara, Luciano Lugão, como o próximo na linha sucessória.
Ao suspender a eficácia da decisão liminar, o Desembargador afirma que o decreto municipal cumpriu a exigência do inciso 1º. do artigo 40 da Lei Orgânica Municipal e afirma que o referido decreto trata tão somente da delegação de competência, que não implica em renúncia da autoridade delegante ressaltando que a LOM assegura ao Prefeito exercer a função com o auxílio dos secretários municipais.
Por outro lado, a Lei Orgânica determina que a substituição do Chefe do Executivo deve ocorrer em caso de afastamento superior a quinze(15) dias.
Ainda durante sua viagem, onde fez contatos com organizações, entidades e delegações estrangeiras, o prefeito Dr. Marcos lamentou a decisão judicial, o prefeito reafirmou seu compromisso com a cidade, apresentando a representantes de dezenas de países o projeto de educação inclusiva do município, no congresso em Paris. Dr. Marcos já retornou ao Brasil.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo