Jornalistas do Vale do Aço produzem guia sobre as riquezas culturais do Serro

Mais recursos para quem melhorar a saúde da população. Modelo inédito vai premiar municípios que atingirem os melhores resultados
Governo investirá R$ 2 bilhões para incluir 50 milhões de brasileiros no SUS
12 de novembro de 2019
Frango caipira de São Gonçalo; foto: Setur MG
Conheça 10 atrações imperdíveis que representam a riqueza cultural do Serro
13 de novembro de 2019

Jornalistas do Vale do Aço produzem guia sobre as riquezas culturais do Serro

A Festa do Rosário de Serro, realizada desde 1728

A Festa do Rosário de Serro, realizada desde 1728

Na década de 1970, o pesquisador mineiro Affonso Ávila percorreu 24 municípios da região da Cordilheira do Espinhaço Meridional, passando pela região do antigo Distrito Diamantino, demarcado pelo Marquês de Pombal, e indo até o Vale do Jequitinhonha.

Ao lado de uma extensa equipe interdisciplinar, Ávila produziu pesquisa publicada na extinta Revista Barroco sobre o que ele denominou Circuito Cultural do Diamante.

No ano passado, o estudo iniciado por Ávila teve continuidade por meio da iniciativa de um grupo de jornalistas e historiadores do Vale do Aço: o economista e pesquisador de história de Minas Gerais, Antônio Nahas Júnior, o comunicador Moysés Maltta, a historiadora Natália Casagrande, o historiador e jornalista Luís Fernando Andrade, o jornalista Jakson Goulart e os fotógrafos Rodrigo D’Ávila e Tiago Geisler.

O trabalho da equipe deu origem ao Guia Cultural do Serro; lançado em junho de 2018, o material aborda a história, a gastronomia, os monumentos arquitetônicos e outras atrações históricas e culturais da região. Segundo o comunicador Moysés Maltta, o objetivo foi seguir a metodologia de Affonso Ávila.

“A intenção original de Ávila era seguir os passos do naturalista francês Saint-Hilaire, que percorreu esse mesmo trecho em 1817 e registrou o trabalho no seu Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fizemos a mesma coisa. Seguindo os passos de Ávila, passamos pelos municípios atualizando a pesquisa e fazendo novos registros fotográficos e audiovisuais”, explica Moysés Maltta. 

MAPA-SAINT-HILAIRE

Como a pesquisa de Ávila chamava-se Monumentos Históricos e Artísticos – Circuito do Diamante, a equipe do Vale do Aço adotou a mesma nomenclatura para a região. Apenas foi acrescentada a palavra “cultural” para dar mais ênfase ao patrimônio cultural imaterial. 

“Também seguimos a  mesma divisão original de quatro municípios pólo – Conceição do Mato Dentro; Serro; Diamantina e Minas Novas -, em torno dos quais se agregam os demais municípios abordados no Guia. Começamos pelo Serro com Alvorada de Minas, Santo Antonio do Itambé, Serra Azul de MInas e Rio Vermelho”, diz Moysés Maltta.

 

LEIA TAMBÉM: “Conheça 10 atrações imperdíveis que representam a riqueza cultural do Serro”

Conheça 10 atrações imperdíveis que representam a riqueza cultural do Serro

 

Guia visual e histórico

Para elaborar o Guia Cultural do Serro, a equipe visitou a região ao longo de um ano, de forma intermitente. O resultado é um material de profunda pesquisa histórica mas editado em formato de guia visual. Na avaliação dos realizadores, o Guia serve como guia turístico e como material pedagógico para estudo de um período do qual praticamente não se fala nas redes de ensino: o colonial mineiro.

guia cultural do serro (1)

A publicação é de iniciativa da Casa Sol Invictus, uma associação sem fins lucrativos e econômicos, cuja finalidade estatutária é “promover o desenvolvimento comunitário sustentável através de atividades culturais, educacionais, ambientais e turísticas”. O projeto teve o patrocínio da Cemig, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado da Cultura, e apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Prefeitura Municipal do Serro, Museu Regional Casa dos Otonni e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

 

Desdobramentos

O projeto Circuito Cultural do Diamante pretende ser um promotor do Turismo Histórico, Religioso, Gastronômico e Ecológico na região. Os próximos passos do projeto incluem a confecção do Guia Cultural de Conceição do Mato Dentro já “contratada” pelo prefeito da cidade, José Fernando Aparecido de Oliveira, a elaboração de um app com o conteúdo dos guias e a possibilidade de utilizar um guia virtual enquanto se passeia pelas cidades do circuito. 

Também é importante frisar o projeto CUL TUR que pretende utilizar o Guia Cultural do Serro como material pedagógico para estimular o conhecimento da história de Minas na rede de ensino e fomentar e valorizar o turismo receptivo entre os jovens.

 

Serviço

Guia é pedida certa para descobrir atrações pouco conhecidas da região

Guia é pedida certa para descobrir atrações pouco conhecidas da região

 

O Guia Cultural do Serro está à venda em circuitodiamante.com.br/guia-cultural-do-serro/.

Em Belo Horizonte, o guia pode ser adquirido no Restaurante Dona Lucinha – Rua Padre Odorico 38, Savassi.

No Serro: Loja Trem Ruá Grife Do Queijo. R. São José, 422a – (38) 99823-4207.

Loja Queijo do Cedro. Escadaria da Santa Rita – Al. Professor Tuquito, Pça João Pinheiro, 19. (31) 99121-2167.